terça-feira, 19 de junho de 2007

Sobre o Projeto Moçambique - Lichinga

O QUE É O PROJETO MOÇAMBIQUE?

É um Projeto Missionário Além-Franteiras celebrado entre as Igrejas do Maranhão e Piauí, com a Diocese de Lichinga em Moçambique, foi um gesto de fraterna solidariedade e disponibilidade de Dom Franco Masserdotti, bispo da Diocese de Balsas-MA
O Projeto foi sonhado em 1992 e gerado após as conclusões do COMLA 5 em Belo Horizonte no ano de 1995. A preparação dos missionários que formaram a 1ª equipe deu-se em 1997 e em 1998 foi enviado o 1° grupo composto de 5 religiosos inter-congregacionais, uma leiga e um sacerdote.
A 2ª equipe foi no ano de 2000, composta por 5 religiosas e um padre diocesano do Peru, ligado à Diocese de Balsas. Em 2003 foi enviada a 3ª equipe formada por 2 religiosas, um sacerdote e 4 leigas.

OBJETIVO DO PROJETO:

O objetivo do Projeto é abrir as nossas Igrejas à dimensão Universal, sendo fiéis ao mandato sempre atual de Jesus de levar o Evangelho a toda criatura. (Mt 28,19).
O Projeto é expressão da Igreja local nas suas diferentes dimensões e deseja ser instrumento de comunhão entre as Igrejas;
O Projeto é levado à frente com meios pobres, com poucos recursos, sem grandes obras (“dar da nossa pobreza, Puebla 368”);
A duração do Projeto é de 12 anos com a formação de 4 equipes

PASSOS DADOS:

· Para a formação da 4ª equipe já aconteceu 4 encontros de convivência e estudo, 1 encontro com os COMIRES-PI e MA, 1 encontro com Dom Augusto Bispo responsável pela dimensão missionária do Regional NE – V.
· Contato com Dom Hilário Bispo da Diocese de Lichinga –Moçambique.
· Motivados pelo saudoso Dom Franco, já se realizou a 1ª Feira Missionária no dia 19 de agosto-2006 em prol do Projeto Moçambique, articulada pelo CEFRAM e está marcada a 2ª para dia 28 de janeiro-2007 em Piripiri-PI, com apoio dos benfeitores, paróquia de Nossa Senhora dos Remédios Sagrado Coração de Jesus, COMIRE e CEFRAM. Estas feiras tem como objetivo arrecadar fundos para o Projeto e divulgação do mesmo.
· Envio de uma carta da equipe para os bispos dos dois Regionais NE IV e V (solicitando novo bispo para acompanhar o projeto e a equipe).
· Sede o Projeto: CEFRAM (como apoio aos missionários).

DESTINO DOS MISSIONÁRIOS

Moçambique
Superfície: 799.380 km²
População: 20 milhões de habitantes
Capital: Maputo.
População (origem): A maioria é de origem bantu. Prevalecem as religiões tradicionais com presença do catolicismo, do islamismo e de outras Igrejas Cristãs. A língua oficial é o português.
A sede do Projeto é em Nipepe distrito da província do Niassa com cerca de 3.300 km² e uma população de 25.000 habitantes. Tem 60 povoados, a cidade maior é Cuamba a 250 km. Está a 550 km de Lichinga.
É uma região de vida primitiva com muita floresta. A vida da população é simples e vive da agricultura. O transporte principal é bicicleta. Há um índice volumoso de soropositivos, Hanseníase, Malária...
Estrutura da missão: Casa dos padres, casa das irmãs, igreja, escola e moagem.

PREPARAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS

Para a preparação está a disposição o CEFRAM para convivência, estudo e animação missionária. (fevereiro e março).
Previsão de envio: maio ou junho.

MANUTENÇÃO DO PROJETO
Preparação, viagens e manutenção dos missionários continua para os próximos 3 anos sob a responsabilidade dos Regionais NE IV e V e as parcerias que contribuem para com o projeto. (dinheiro envidado do Brasil).

Para o envio de doações , pedimos que deposite na Conta da CNBB-Projeto África :
Banco do Brasil : C/C: 61.455-6 Agência : 3219-0 Teresina-PI

Paz e Bem !!

Nenhum comentário: